quarta-feira, 22 de junho de 2016

A verdadeira santidade


 “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua sua religião não vale nada, ele está enganando a sim mesmo. Tiago 1:26

“Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar a todo o seu corpo. Até na boca do cavalo colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como ele é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um leme e vai aonde o piloto quer. E isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas (...) mas ninguém foi capaz de dominar a língua. Ela é má e cheia de veneno mortal, e ninguém pode controlar. ” Tiago 3:2-10

O que tem saído da sua boca?

Quais os pecados que você tem cometido através do falar?

Que tipo de pessoa você tem se revelado quando você fala?

Não é difícil vermos situações conflituosas no meio cristão ou não em que a premissa foi algo que alguém falou. Isso é algo comum.

Somos seres humanos, cristão, pecadores, falhos sim, mas por muitas vezes nos preocupamos com nosso agir, nosso pensar, ou com o que fazemos pelo próximo e para o reino, pedimos perdão pelos nossos pecados e pedimos para sermos livrados de todas as tentações, mas esquecemos de pedir para sermos purificados no nosso falar.

Existem muitas maneiras de desagradar a Deus no nosso falar: quando falamos palavras baixas, sujas, expressando maldade, pornografia, ironia e ódio.  Também fazemos comentários sobre os outros, denegrindo sua imagem, ou falamos coisas ruins de nós mesmos ou de pessoas que amamos e queremos o bem. Esquecemos que as palavras têm poder. Esquecemos que podemos estar demonstrando falsidade, mágoa, inveja em relação a alguém.

Esta semana falei algo que me arrependi muito. Perdi perdão a Deus, mas vou sofrer as consequências porque não há como voltar atrás.

O fato é que podemos falar coisas sem a intenção de ofender alguém, mas, quando falamos não há como retirar o que foi dito e a impressão que ficou. Nos resta nos redimir e não errar novamente. E para não errar precisamos vigiar nossos pensamentos para que eles gerem sentimentos bons e possamos estar em santidade verdadeira, ou seja, não só no que fazemos, mas sim no que pensamos. Porque o que falamos nada mais é do que a exteriorização do que estamos pensando e sentindo, como diz a bíblia em Lucas 6:45 "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a boca fala do que o coração está cheio."

O segredo é o mesmo para tudo: buscar a Deus em consagração e arrependimento. Ler a bíblia, ouvir, orar, jejuar. Quanto mais intimidade temos com o Senhor, mais puros e sábios nos tornamos e melhor nos relacionamos com as pessoas.

Que possamos cada dia mais buscar o caráter de Cristo e ter vida verdadeiramente santa.

 Abraços!

Um comentário: