terça-feira, 22 de setembro de 2020

Depressão não é frescura!

Essas frases abaixo são alguns comentários que eu escutava quando estava com depressão, há uns anos atrás.


Você sabia 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais?

A verdade é depressão não é frescura e sim uma doença que precisa de tratamento como qualquer outra. 

O preconceito com pessoas que sofrem de transtornos da mente prejudica o doente pois impede que ele peça ajuda profissional e de pessoas próximas porque tem vergonha e não quer ser julgado, mal interpretado e estereotipado. 

Há uns anos atrás eu sofri muito. Chorava todos os dias. Meu coração doía, a angústia me consumia. Foram várias as causas e eu resolvi o problema com os poucos recursos que eu tinha. Lembrando que nessa época eu era muito mais envolvida na igreja, já cuidava de gente, me consagrava, orava, buscava, lia a bíblia. Mas haviam muitas coisas fora do lugar! Hoje estou curada. As vezes tenho crises de ansiedade e estou vivendo um dia de cada vez. Eu entendi que, no meu caso, eu preciso me livrar dos gatilhos que me levam a ficar mal. O restante é o autocuidado, lançando mão de todos os recursos que tenho disponíveis atualmente (graças a Deus). E Deus tem me usado desde aquele tempo para ajudar pessoas, pois, tudo na vida tem um propósito. E eu aprendo com todas as dificuldades para ser capaz de ajudar alguém!

Tenho certeza que você conhece alguém que está passando por isso. Mas você não precisa passar por isso também para aprender a se colocar no lugar do outro e ajudá-lo. Você pode ser compreensivo, pode ser um ponto de apoio, alguém de confiança que irá dar algum suporte para o seu próximo.


Todos nós precisamos de Deus!


Todos precisam de alguma cura!


Transtornos da mente têm tratamento.

 

Seja luz na vida de alguém. 


Peça ajuda se precisar!


Todas as vidas importam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário